Pages

chat da radio gospel hits brasil

Filme: "Renúncia, Suas escolha definem seu futuro"

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Bispo Edir Macedo é acusado de pregar o espiritismo


Bispo Edir Macedo é acusado de pregar o espiritismo

Blogueiros acusam o líder da IURD de defender doutrina kardecista

Bispo Edir Macedo é acusado de pregar o espiritismo

O Espiritismo baseia suas crenças na relação entre os vivos e os espíritos dos mortos. Alan Kardec, que popularizou a doutrina espírita moderna, afirmava que existia a possibilidade de uma pessoa “receber” o espírito de um morto. Quando isso acontece, a pessoa começa a agir (falar, andar) do mesmo modo que o “morto” fazia em vida. As religiões afro-brasileiras, também chamadas de “baixo espiritismo” também acreditam que isso é possível. Esse fenômeno é chamado de “obsessão”.

Um vídeo de abril, onde o bispo Edir Macedo prega durante uma de suas viagens a Jerusalém, suscitou críticas de blogueiros hoje (6/12). A acusação é que, em um trecho do vídeo, Edir fala sobre uma pessoa “receber” o espírito de um morto. Rapidamente passou-se a especular que o bispo estaria “ensinando” o espiritismo aos fiéis da IURD.

Procurado pelo Gospel Prime, o pastor Armando Taranto Neto da Assembleia de Deus comentou que “A Bíblia Sagrada deixa claro em vários textos que falar com os mortos é coisa abominável ao Senhor (Lv 20:6; 27; Dt 18:10-14). Também diz que não há espíritos vagando pelo mundo (Jó 7:9). Toda pessoa, depois da morte, é julgada e pode ir para o céu ou para o inferno (Hb 9:27-28).

As Escrituras afirmam, contudo, que existem “espíritos enganadores” e que Satanás pode se disfarçar ( 1 Tm 4:1-2; 2 Co 11.14). É consenso nos círculos evangélicos que as pessoas que recebem espíritos de mortos e falam em nome deles, na verdade estão possuídas por espíritos demoníacos.”

Ao acusarem o líder da Igreja Universal de ensinar o espiritismo, parece que não se leva em conta todos os 18 minutos do vídeo. Edir Macedo está falando sobre como age uma pessoa que recebeu o Espírito Santo de Deus e o que isso significa na vida de um crente. A partir do 14° minuto é que ele começa a fazer uma comparação entre receber o Espírito Santo e receber o espírito de um morto.

O vídeo que foi postado e comentado por dezenas de pessoas tem apenas um minuto e ignora o contexto das palavras. Foi selecionado apenas o trecho que pode ser considerado polêmico”.
Segundo pastor Taranto, a questão poderia ser entendida de duas maneiras:

1) Edir Macedo está usando a linguagem dos espíritas, os termos que eles usam, para fortalecer seu argumento. É um recurso de oratória, uma “força de expressão”. Estaria falando para quem conhece e entende o que significa ser tomado por um espírito e que não conhece o que significa ser cheio do Espírito Santo.

2) Edir Macedo realmente acredita que uma pessoa pode ser possuída pelo espírito de um morto. Ainda que pregue a Jesus e estivesse falando sobre o que a Bíblia diz, coloca o Espírito Santo na mesma condição do espírito de alguém que já morreu e que ambos podem se “apossar” das pessoas.

Assista ao vídeo completo:

Vídeo editado:

[atualização]

Pastor Paulo Cezar da Igreja Universal e coordenador do Portal Arca Universal entrou em contato com nosso redação e enviou a nota a seguir:

É simples a resposta. Eu assisti esse vídeo, 500 vezes. A Igreja nem o Bispo jamais se reportaria a uma notícia dessa totalmente tendenciosa.

O Bispo, no meio de sua pregação, deu o exemplo que quando a pessoa vai no espiritismo e supostamente recebe um espírito de um “parente”, que nós sabemos que é um encosto, então aquele encosto se faz passar pelo parente agindo como o tal.

Foi isso que ele disse. Está simples e claro. Porém algumas pessoas pré-conceituadas e tendenciosas distorcem o que está claro. E quis dizer que quando se recebe o Espírito Santo (daquele que está vivo) a pessoa passa agir como Ele.

Simples, claro e fácil de entender. Até agora nenhuma informação por parte dele, até porque ele nunca e jamais afirmou tamanha atrocidade. Se você não deve, você não teme, e muito menos precisa se explicar.

Pessoas de boa índole que assistem o vídeo e entendem o contexto e tomam conhecimento das notícias que estão circulando simplesmente darão risada de como o diabo trabalha com sua equipe.

Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sate da radio

sate da radio
"Evangelizando Povos e Nações"