Pages

chat da radio gospel hits brasil

Filme: "Renúncia, Suas escolha definem seu futuro"

segunda-feira, 14 de março de 2011

Desastre no Japão levanta polêmica entre pastores sobre a soberania de Deus


O terremoto de 8,9 graus que atingiu o Japão na última sexta-feira, dia 10, assim como as outras catástrofes naturais, colocam em questionamento até onde Deus governa o mundo. Seria Ele o responsável pela fome, terremotos, tsunamis e guerras?

Diante das notícias que seguiram no final de semana o pastor Ricardo Gondim usou o twitter para dizer que Deus não está por trás desses acidentes. “O deus que ‘administra’ os eventos, tem propósitos insondáveis e que, pra cumpri-los, deixa tragédias acontecerem, é um demônio”, escreveu.

O pastor acredita que Deus é amor e esse sentimento não deixaria que essas situações acontecessem no mundo. “É preciso sair do modelo grego de uma divindade marionetando, do alto, os eventos da terra. Deus é Emanuel: Deus conosco”.

Minutos depois, as frases de Gondim recebiam respostas de outros pastores que acreditam que a Bíblia diz que Deus é soberano sobre todas as coisas e está no controle do mundo.

“Por mais que queiram excluir Deus das catástrofes da natureza, é uma tentativa vã. Ele é soberano em qualquer circunstância”, escreveu em seu microblog o pastor Geremias Couto.

Outro pastor que usou o twitter para se expressar sobre essa polêmica foi o reverendo Augustus Nicodemos, da Igreja Presbiteriana. “Como o dilúvio, tragédias são determinadas por Deus como parte de seus juízos sobre nossa raça pecadora, para arrependimento. Não há inocentes”.

O chanceler do Mackenzie citou a Bíblia para comprovar que Deus está no controle do mundo. “Todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus” (Rom 8:28). Isto só é possível se Deus nos amar e controlar as circunstâncias,” escreveu.

Mas Gondim não se sente pressionado diante de tantas controvérsias e seguiu postando suas teorias ignorando pastores e  líderes ministeriais que enviaram mensagens discordando de seu posicionamento.

“O modelo teológico que coloca Deus no controle de um tsunami também o responsabiliza por Auschwitz, Ruanda, e pelo estupro da esquina,” disse o presidente da Igreja Batista Betesda que ainda rebate: “Pouco me importam as reflexões rigorosas, procuro enlevar-me pela grandeza de quem vive uma humanidade compassiva”.

O que dizer sobre um pastor que acredita que Deus não autoriza nem intervêm em circunstâncias que não afetam só um país como o mundo todo já que o terremoto em questão alterou o eixo da Terra em 10cm segundo informações das estações GPS do Serviço Geológico Americano e da Autoridade de Informações Geoespaciais do Japão.

“Se a sua teologia muda de acordo ao que acontece no mundo, então ela não está baseada na Bíblia, mas no mundo,” provocou Leonardo Gonçalves no twitter do Púlpito Cristão.

Ainda sobre esse assunto o jornalista e escritor, Maurício Zágari, também opinou dizendo que Deus intervém sim nas coisas do mundo, contrapondo a visão de Gondim. “Jesus acalmou o mar. Deus abriu o Mar Vermelho. Mas hoje os intelectuais da fé dizem que ele só fica olhando as marolas, sem intervir”, disse.

Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sate da radio

sate da radio
"Evangelizando Povos e Nações"