chat da radio gospel hits brasil

Filme: "Renúncia, Suas escolha definem seu futuro"

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Líderes evangélicos organizam “Aliança Cristã Evangélica Brasileira

A partir do início de 2009 um grupo de líderes evangélicos inicia conversações sobre a necessidade de uma organização que volte a congregar os evangélicos. Depois de experiências mais distantes ou mais recentes, como a Confederação Evangélica do Brasil e a AEVB, passados anos dessas experiências, desejou-se de novo a aproximação.

Um grupo de irmãos e irmãs começou a trabalhar um documento propondo os princípios para tal iniciativa, incluindo crenças, valores, objetivos e forma de funcionamento. Como referencial de identidade evangélica, levou-se em conta declarações de fé históricas, de organizações reconhecidamente evangélicas e também o Pacto de Lausanne.

Primeira reunião de escuta
Para o final de 2009, o grupo de trabalho resolveu convidar um grupo mais amplo de líderes evangélicos brasileiros para uma reunião, a fim de apresentar a proposta, ouvir sugestões e avaliar o interesse por tal iniciativa no meio evangélico brasileiro. A 14 de dezembro, em São Paulo, aconteceu essa reunião com cerca de 70 líderes de todo o Brasil. Foi uma reunião de escuta e encaminhamento que surpreendeu pelo comparecimento e entusiasmo.

O Grupo de Trabalho apresentou aos presentes uma “Carta de Princípios”, já em sua 6ª versão, elaborada pelo próprio grupo, com contribuições.Também se submeteu à apreciação dos presentes as sugestões de nomes para o movimento. Cerca de oito diferentes nomes foram apresentados, prevalescendo o nome de “Aliança Cristã Evangélica Brasileira”.
Grupo de Trabalho
Os líderes evangélicos reunidos em São Paulo, em 14/12/2009 indicaram um grupo de trabalho para dar continuidade aos trabalhos de constituição da Aliança Evangélica, constituído dos seguintes irmãos e irmãs: Ariovaldo Ramos, Debora Fahur, Durvalina Bezerra, Fabricio Cunha, Oswaldo Prado, Silas Tostes, Valdir Steuernagel e Welinton Pereira. A estes, a partir do mês de junho do mesmo ano, foram agregados Clemir Fernandes, Christian Gillis e Wilson Costa, convidado como Assessor Sênior do Grupo de Trabalho. Também participa do grupo, como assessor jurídico, Cícero Duarte.
Primeira Reunião do Grupo de Trabalho
Em 24 de fevereiro de 2010 o Grupo de Trabalho se reuniu em São Paulo. Além de Ariovaldo, Cícero, Débora, Durvalina, Fabrício, Oswaldo, Silas, Valdir e Welinton, também estavam presentes, a convite: Osmar Ludovico da Silva, Ricardo Barbosa e Wilson Costa.
Impressões e Avaliações sobre a Reunião de 14 de dezembro
Em sua primeira reunião, em 24 de fevereriro de 2010, o Grupo de Trabalho registrou suas impressões e avaliações à luz da reunião de escuta ocorrida em 14 de dezembro do ano anterior. Do que se destaca:
- Que o envolvimento do grupo que vem investindo tempo com a iniciativa de formar uma aliança de evangélicos, atende a um chamado de servir à Igreja de Cristo no Brasil, com propósito de agregar a Igreja pra o serviço;
- Que a resposta à convocação para a reunião que houve em 14/12/09 trouxe alegria, mas também um peso de responsabilidade, em face da expectativa criada;
- Toma-se a sério a palavra de que representatividade será fruto de caminhada como grupo de comunhão e serviço;
- O acento deve recair mais sobre o aspecto da manifestação da essência da Igreja enquanto Corpo de Cristo, antes que o aspecto institucional ou organizacional;
- a importância do processo envolvido na gestação da criação desse organismo de comunhão, serviço e representatividade.
Regionalizações das Reuniões de Escuta
A partir desse ponto, houve consenso que havia uma proposta com nível de consolidação para ser apresentada a mais irmãos e irmãs em diferentes lugares do Brasil. O tamanho de nosso País constitui um desafio a que se fizesse tantas reuniões quanto as desejadas, mas mesmo assim os integrantes do Grupo de Trabalho se desdobraram para levar a proposta de criação da Aliança Evangélica a vários lugares do Brasil.
Reunião de Escuta no Rio de Janeiro
No dia 3 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada uma reunião de escuta que contou coma participação de cerca de 150 irmãos e irmãs, tanto da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, como de vários lugares do Brasil, uma vez que se aproveitou a realização de um outro evento nacional que acontecia naquela cidade. A partir dessa reunião, Clemir Fernandes passou a integrar o Grupo de Trabalho.
Reuniões de Escuta em Belo Horizonte, MG
Também no mês de junho de 2010, aconteceram duas reuniões de escuta com irmãos e irmãs da região de Belo Horizonte, aproveitando-se outros eventos que ocorreram por lá. O número de pessoas interessadas na proposta de vermos nascer uma Aliança Evangélica também foi muito encorajador para essa caminhada. A partir dessas reuniões, Christian Gillis passou a integrar o Grupo de Trabalho. No mês de setembro, uma terceira reunião, com outro grupo de líderes mineiros foi realizada em Belo Horizonte.
Reuniões de Escuta no Nordeste do Brasil
No mês de agosto, irmãos e irmãs do Grupo de trabalho levaram a proposta da criação da Aliança Evangélica até o Nordeste do Brasil. Uma reunião aconteceu em Recife, com a presença de líderes evangélicos dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além de ouvir e acolher com alegria a proposta, aqueles irmãos apresentaram suas opiniões e sugestões. Alguns irmãos foram apontados como elo de ligação entre o Grupo de Trabalho e aqueles Estados: John Medcraft, da Paraíba; Vagner Silva e Silvandro Fonseca, de Pernambuco; Leandro Silva e Romildo Gurgel Filho, do Rio Grande do Norte.
Também houve uma ótima reunião em Fortaleza, no mês de agosto. Carlinhos Queiroz articulou um grupo de líderes evangélicos locais, com o apoio de José Wendel. Este último irmão, juntamente com Áureo Oliveira, foram indicados como representantes locais para servir de elo de ligação com o Grupo de Trabalho.

Reuniões de Escuta no Centroeste do Brasil
No mês de setembro de 2010, com o apoio de Carlinhos Veiga, aconteceram reuniões e contatos com lideranças do Centro-oeste do Brasil, nas cidades de Brasília e Anápolis. A notícia de criação de uma Aliança Evangélica também foi acolhida com alegria e ouvimos dos irmãos algumas observações e sugestões quanto à proposta.
Outras reuniões de escuta pelo Brasil
Nosso País é muito grande. Temos outras reuniões agendadas, no Sul, no interior de São Paulo e outros lugares. Desejamos muito ter uma oportunidade para o Norte do País. Os integrantes do Grupo de Trabalho, por onde vão, levam a notícia sobre a constituição da Aliança Evangélica e procuram ouvir os irmãos e irmãs desse extenso Brasil.
A Carta de Princípios e Diretrizes
Após essas várias reuniões e também ter recebido muitos e-mails com sugestões à proposta, o Grupo de Trabalho fez uma reunião em São Paulo onde, durante todo um dia, trabalhou numa versão final da proposta da Carta de Princípios e Diretrizes . Nessa reunião contou-se também com a participação do Bispo Stanley da Silva Moraes, representante da Igreja Metodista; do Pastor Key Yuasa, da Igreja Holiness do Brasil; Patrick representando a Aliança Bíblica Universitária do Brasil. Com algum trabalho posterior, chegou –se à proposta que está sendo divulgada a partir do início de outubro, para receber as contribuições da liderança evangélica brasileira.
Apresentação da Proposta aos brasileiros em Lausanne 3, Cape Town 2010
Aproveitando a presença de cerca de 90 brasileiros no Terceiro Congresso Lausanne de Evangelização Mundial, realizado em Cape Town, na África do Sul, entre os dias 17 e 24 novembro, a proposta de criação da Aliança Evangélica foi apresentada. Foi apresentado um breve histórico e também a versão 10.1 da Carta de Princípios e Diretrizes para a nova Aliança Evangélica. O Grupo de Trabalho, que também realizou três reuniões durante o Congresso, respondeu perguntas dos presentes e recebeu sugestões.
Reunião de Fundação da Aliança Cristã Evangélica do Brasil*
Será no dia 30 de novembro de 2010, em São Paulo, a reunião de fundação da Aliança Evangélica. Acesse aqui o convite. Contamos com a oração em favor desse movimento e de sua participação, assim como de sua igreja, sua organização, sua entidade.
Paulo Santiago, RENAS Campinas, SP

* Os líderes evangélicos são convidados a participar do evento de fundação da Aliança Cristã Evangélica no dia 30 de novembro. Mais detalhes e inscrições, acesse: http://www.aliancaevangelica.org.br/

Ocorreu um erro neste gadget

sate da radio

sate da radio
"Evangelizando Povos e Nações"